segunda-feira, fevereiro 28, 2005

The Vanishing - o concerto

Ainda a propósito da actuação dos The Vanishing no Lisboa Bar, deixo aqui descritas umas pequenas linhas, para terem uma ideia do que se passou.

A actuação da banda americana iniciou-se mesmo às 21 horas, coisa rara no nosso país.

Cheguei, passavam 5 minutos da hora e deparei com o bar completamente cheio.

O pequeno espaço improvisado, serviu perfeitamente para as cerca de 50 pessoas que aderiram à "chamada" da banda.

O som que se ouvia no fundo da rua não deixava enganar ninguém... o rock apoderou-se do Lx Bar, como quem invade um território massivamente.

A vocalista, com uma imagem bem ao estilo dos anos 80 (maquilhagem carregada), debitava com plenos pulmões, com voz docemente gritada, transmitindo toda a energia e ambiência do som típico à The Vanishing, com uma maquinaria a "segurar" as músicas e a bateria a "comandar" todo o concerto.

Foi interessante assistir ao concerto, a vocalista alternava o microfone com um saxofone, dando um toque diferente ao estilo, que agradou bastante o público presente.

Em minha opinião, a sonoridade do projecto faz lembrar bastante os bons tempos de Siouxsie & The Banshees, com um toque a Sisters Of Mercy (a tal caixinha a funcionar...), tudo muito anos 80, mesmo.

Provavelmente os fãs da banda têm uma opinião diferente da minha, mas é o que me soa.

Mas com isto, não quero dizer que a banda não tem uma personalidade própria, pelo contrário, os efeitos de voz eram bem fixes e tudo resultava perfeitamente.

Após 30 minutos, apareceram uns "senhores de azul" a fazer um "convite" para o encerramento do espectáculo, em que a banda acedeu, com um tema final.

No fim de tudo, também fiquei a saber que a vocalista "prepara" a voz antes de cada concerto, com um copo de whisky carregado de cebola e alhos picados.

Para além de que a banda iria tocar no dia seguinte (hoje) em Espanha.

Para concluir, bom concerto, bem animado (mesmo no final a vocalista ainda "regou" com público com umas garrafas de água) e fica uma certeza, este tipo de iniciativas no Lx Bar são sempre de louvar.

A noite ainda seguiu, mas os The Vanishing... desapareceram.

O Rock não morreu...