sábado, maio 28, 2005

Mata-Ratos - notícias da Ratoeira...

Os Mata-Ratos estão cada vez mais vivos e se alguém duvida, merece ser apanhado pela Ratoeira...


CRÓNICAS DAS ÚLTIMAS BATALHAS:

Mata-Ratos ao vivo no Porto-rio a 9 de Abril 2005 na boa companhia dos MOTORNOISE.

Crónica retirada do blog BROOTALIDADES (http://brootalidades.blogspot.com):

“Ohlamar seja louvado! Sábado, após largos anos de espera, assisti finalmente a um concerto dos históricos e para mim magníficos Mata-Ratos. Optei por esperar algum tempo antes de escrever esta "posta", porque o concerto pareceu-me bom demais e não quis entrar em euforias desmedidas. Ainda por cima o dia correu-me mal (começou às 9:30 da manhã com um palhaço de um vizinho meu a cortar lenha com uma moto-serra, mesmo por baixo da janela do meu quarto, e acabou com mais uma martelada na ferradura por parte do meu irreconhecível FCP no campo dos remendados do Bessa), pelo que a actuação podia ter beneficiado da neura prévia... Agora, mais de 24 horas volvidas, continuo com a opinião que a posição de melhor concerto a que já assisti foi roubada aos Metallica por quatro javardos nacionais! Os Mata-Ratos sempre tiveram um simbolismo muito grande para mim. Fizeram parte dos melhores anos da minha vida, partilhados com o Grupo Separatista Hámosh (para quem não sabe, um grupo terrorista sem causa específica, com atentados à bomba e tudo, e cujo lider espiritual era o tal Ohlamar do título...), e que tem como hino oficial a "Pedra no Sapato". No concerto tive oportunidade de berrar o refrão desse e de muitos outro clássicos ao microfone com o Miguel Newton, dueto que me parece altamente improvável que venha a acontecer com o James Hetfield. Enquanto escrevo este texto ainda me doem os braços, costas, abdominais, pernas e garganta, como suporte físico do estado de êxtase em que saí do Porto Rio. Êxtase e pré-pneumonia, porque estava encharcado em suor e cerveja, e fazia frio que chegasse. Resumindo, e utilizando uma linguagem própria da banda: Foi do caralho! Para os que não foram e deviam ter ido (sim, voçês, seus Hámosher´s de trazer por casa) fica aqui a setlist (ou pelo menos o que me lembro dela), não necessariamente pela ordem correcta: Paralisia Cerebral, Inocente o Doente, Xu-Pa-Ki, A Minha Sogra é um Boi, C.C.M., Amor Eterno (dedicada à Sra. Newton, que teve de ser evacuada, vítima do mosh), Raça Humana, Napalm na Rua Sésamo, Pedra no Sapato, Musgueira Chainsaw Massacre (Ou "Abelheira Chainsaw Massacre", na versão do meu vizinho), Leis de Merda, Menina da Rua, No Meu Sonho Era o Figo, És um Homem ou És um Rato?, Terrorista Urbano, Rouba o Que é Teu, Gangue das Batinas, Estou-me a Cagar, Rei da Noite, Deus, Pátria e Família, Tudo Vai Acabar Mal e Põe Tua Mão na Mão do Meu Senhor. P.S.- Aplauso especial aos Motornoise pelo excelente aquecimento. Também foi grande concerto!”

Mata-Ratos ao vivo em Castelo Branco a 23 Abril de 2005 fazem a festa com os HEPATITE P e THE PARKINSONS

Mensagens no guestbook de Mata-Ratos: “Foda-se o vosso concerto com Parkinsons foi lindo meus! Grande concerto! (Nuno)”; “o meu primeiro concerto foi de mata-ratos e devo dixer k adorei! +Funking Noise+(Xara).

Mata-Ratos ao vivo na Martingança a 24 Abril de 2005 no II RASTILHO FEST ao lado de BLACKSUNRISE e THE PARKINSONS.

Crónica retirada do blog DIRTY HOUSE (http://dirtyhouse.blogspot.com):

“De seguida, os pais do Punk Oi! nacional! Mata Ratos! Pois foi, para quem não sabia, os Mata Ratos naquele local estavam a assinar um capitulo na sua longa história! como banda, ali, ficaria gravado (que irá ser lançado com rótulo da rastilho la para o Verão) o primeiro álbum ao vivo de Mata Ratos, ao Vivo no II Festival da Rastilho em Martingança/Leiria. Não vi o concerto todo, porque tinha a banca para cuidar (eheh) mas o pouco tempo que vi, deu para notar que o pessoal que ali estava queria certamente fazer-se ouvir e ficar gravado no álbum que irá marcar e capitulo de história nesta banda! Malhas que ninguém conhece como "A minha sogra é um boi", "Napalm na Rua Sésamo", "Pedra no Sapato", "Massacre da Chainsaw", foram arrepiadamente tocadas e sentidas por quem naquele publico estava. Um concerto único que sem duvida quem gosta seriamente de Mata Ratos irá ficar a lamentar-se para o Resto da Vida! Obviamente que malhas do novo álbum também foram tocadas, como "És um Homem ou És um Rato?", "Menina da Rua", são apenas dois exemplos! Miguel Newton havia dito "Temos Disco" no fim deste concerto, o que fez com o que o pessoal se sentisse animado, forte e unido! Tava feito! O disco que muitos vão esperar e delirar!”

Mata-Ratos ao vivo no Pinhal Novo a 30 Abril de 2005 no III PINHAL PUNK atacam o palco com ERVAS DANINHAS, SAMESUGAS, ANTI-CLOCKWISE e PESTE & SIDA

Excerto de review em Zona Punk (www.punkpt.com): “Mata-Ratos, para variar partiram a casa toda, acho que tocaram mais clássicos que coisas novas, mesmo fixe, desde a “Raça Humana” passando pelo “Musgueira Chainsaw Massacre” à “Leis da Merda”, tiveram lá!”

O RENDER DA GUARDA:

Um dia tinha que ser, tudo o que é bom tem um fim...o vento mudou e ela não voltou...e assim chegou o momento para mais uma baixa nas fileiras raticidas: é a hora do adeus ás armas de Arlock Dias, após 4 anos de intensas batalhas e incontáveis pielas pelos sinuosos caminhos de Portugal e por essa Europa fora ao lado da sua nova família disfuncional, os infames MATA-RATOS...E depois do Adeus? Será o fim da mais alucinante viagem do panorama musical português? Querias! Podes ficar descansado e calçar tu os chinelos porque ainda cá estão para te molestar o juízo...sabes, são viciados nesta merda.

E porque quem fica parado é poste, acolheram já no seu seio o reputado rei da lambada sónica e senhor das trevas decibélicas, Nuno Loureiro. Calejado com um percurso com paragem nos Merciless Death, Exiled, Sublevel, Disaffected, Grog, Squad ,e, desde 97, com os demolidores Painstruck, o Nuno vai ser certamente um contributo de peso para a devassidão sonora que já são os Mata-Ratos. Caralhoooooo!!!!!



PROXIMOS COMBATES:

Como consequência da saída do Arlock deu-se uma paragem forçada no que toca aos concertos. Mas de volta á garagem os MATA-RATOS confirmaram já a seguinte festa tribal:

SAB. 27 AGOSTO 2005 – CONCENTRAÇÃO MOTARD, VISEU

DE NOVO A CENSURA?

Largos anos após a realização do seu primeiro e único videoclip – para o tema “A Minha Sogra é Um Boi” - os MATA-RATOS rumam dia 10 de Junho a Castelo Branco para darem vida ao monstro “Gangue das Batinas”. Padres, Freiras, Jeovás e Cª estão convidados a aparecer e juntar-se á primeira batalha campal entre padres realizada em território português. É tudo a dar hóstias! Tendo o primeiro vídeo sido banido da TV portuguesa após a sua única passagem no programa Pop Off, adivinha-se que este novo capitulo ultrapasse em demência e inconveniência o seu predecessor. O dia do juízo final aproxima-se, alguém tem fósforos?

DOS FRACOS NÃO REZA A HISTÓRIA:

Com o concerto na Martingança gravou-se o prometido CD ao vivo que a RASTILHO irá por a bombar lá para Setembro. A aguardar edição ainda o CD/Picture Disc de tributo aos MISFITS - A PORTUGUESE NIGHTMARE (Raging Planet, Portugal); Split CD com os norte-americanos D.U.I. (DUI Rcrds, USA), a compilação da Hooligan Streetware (Hooligan, Alemanha), a compilação “CLASS PRIDE 3” (Insurgence Records, Canada), a compilação a editar por elementos da banda RESPOSTA SIMPLES (Terceira) e o EP acústico Hora do Lobo/Fala da Tribo (Mata-Records, Portugal).

MATA-RATOS: http://mataratos.4t.com/

Apartado 14342, 1064 Lisboa Codex, Portugal.

Email: mataratos@netcabo.pt

Ou seja, notícias dos Mata-Ratos não faltam...

Resta-me dizer que já que fazem referência a telediscos, tenho uma gravação do "Xavier", com um ambiente bem curtido, alegre e agitado, que é muito baril, cativa qualquer um...

Mas "A minha sogra é um boi" é dos melhores telediscos que já vi, feito por uma banda portuguesa...

Sem dúvida!!!

É mesmo de eleição!!!

E se existe pessoal que ainda não o viu, tentem encontrá-lo, nem que seja no fim do mundo!!!

Merece a pena vê-lo, é dos mais divertidos que já vi...

Num ambiente próximo dos Toy Dolls (digo eu), aparece o amigo Rui Kilito, que para mim sempre foi e sempre será "A Sogra", tal como fiz questão de frisar ao próprio (disse-lhe eu e outro grande amigo já desaparecido chamado Stein-conhecem?) num desempenho fenomenal e sem complexos...

Este teledisco é um sinónimo da diversão a 100%...

Simples e eficaz!

Muito bom, mesmo.

Mata-Ratos é e será sempre um marco na história do punk nacional!

Só não vê quem não quer...