sexta-feira, outubro 21, 2005

Left Café Bar

Abriu há pouco tempo (em finais de setembro) um novo espaço em Santos (Lisboa), o Left Café Bar que promete manter uma programação musical cuidada e "eclética" (vá lá saber o que eles pretendem dizer com isto, mas ok...) que proporciona um ambiente diversificado num espaço arquitectónico contemporâneo...

Servem refeições ligeiras e apresentam actividades diversas do âmbito artístico...

É questão de passarmos por lá e ver como é...

LEFT
Largo Vitorino Damásio nº
3 F
(entre o Largo de Santos e a Av. D. Carlos I), Lisboa
12h-20h (Segunda) 12h-03h (de Terça a Sexta) 21h-04h (Sábado)
Telefone: 213 951 22

2 Comments:

Blogger Billy said...

LEFT CAFÉ BAR PRESS



LEFT é um novo café bar em Lisboa, que apresenta uma programação musical cuidada e eclética, refeições ligeiras e um ambiente arquitectónico contemporâneo, pontuado pela instalação Lightdrawings de Rosa Almeida.


LEFT inaugurou no passado dia 28 de Setembro em Lisboa, na zona de Santos, com uma festa cuja abertura esteve a cargo de Ricardo Saló ao qual se seguiu um concerto dos Dead Combo.

A festa de apresentação do café bar contou ainda com a selecção musical de Dexter, com o vídeo de 2m e com a instalação Lightdrawings de Rosa Almeida.

Num espaço arquitectónico de características contemporâneas, e entre as 12h e as 03h, o LEFT apresenta uma selecção e programação musical eclética no âmbito das novas tendências , oferece refeições ligeiras e actividades de âmbito artístico (instalações, concertos, vídeo).

Sobre o Projecto Arquitectónico
O projecto de arquitectura do LEFT, da autoria do escritório de arquitectos Ricardo Carvalho + Joana Vilhena, procurou assim reunir as condições necessárias para a realização de pequenos concertos, sessões de dj, vj e intervenções de artistas plásticos.



A recuperação do antigo armazém do início do século xx para a instalação do LEFT incide na valorização das proporções do espaço existente (5m x 5m x 18m).

O projecto constrói-se como um sistema tubular aberto ao Largo Vitorino Damásio possibilitando uma relação directa entre interior e exterior, levando os acontecimentos que têm lugar no café bar ao espaço público e transportando o movimento da cidade ao interior.



As opções formais traduzem-se numa redução de elementos e materiais de forma a valorizar os momentos de fruição interior: uma caixa negra como um filtro de entrada, um banco corrido em aço que é uma memória de outros espaços estreitos e longos e o balcão em corian branco como peça central de movimentos e estadias.

As instalações sanitárias e as escadas (de utilização privada para acesso ao mezanino) em vermelho escuro assumem também uma presença abstracta pela sua ambiguidade de escala e função.

A luz artificial é o elemento principal de manipulação de ambientes que permite a transformação permanente e a passagementre dia e noite.


Sobre as Actividades no Espaço
Desde a festa inaugural, passaram pelo LEFT, a festa do Dia Mundial da Arquitectura - no dia 3 de Outubro, com um concerto de Dead Combo e selecção musical de Pan Sorbe - a festa de lançamento da revista Umbigo nº 14 e relançamento do livro Umbigo Coordenadas do Corpo na Arte Contemporânea - no dia 6 de Outubro, que contou com um concerto de Umbigu e selecção musical de Rui Murka e Milkshake.

Nas restantes noites a música tem estado a cargo de 1/2 Major Eléctrico (Flur), Miguel Sá (Variz), Isilda Sanches (Rádio Oxigénio), Pedro Pinto (Max Ernst), Disco Volante (Carbono), Fadigaz (Variz) e Ricardo Saló que aí tem uma residência quinzenal às quartas-feiras.



De destacar ainda Lightdrawings, de Rosa Almeida, que marca o início de uma das linhas de programação de artistas plásticos do LEFT: promover e realizar, periodicamente, instalações site specific de artistas no espaço.

Um dos objectivos desta iniciativa é associar cada intervenção artística ao conceito de "segunda pele" que interfere/funde-se tanto com a arquitectura do bar como com as suas oscilações de ambiente (público e música), e que é criada a partir dos efeitos de diálogo (pelo envolvimento com o espaço) e de habituação (pela dilatação no tempo).


LEFT
Largo Vitorino Damásio nº 3 F (entre o Largo de Santos e a Av. D. Carlos I), Lisboa
12h-20h (Segunda) 12h-03h (de Terça a Sexta) 21h-04h (Sábado)
Telefone: 213 951 22

11:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto é verdade. Há que passar lá para ver qual a onda daquilo.. Pelo menos tem pinta de ser todo modernaço e tal.. Será que albergava uma Punky-Reggae Party?? Eheh..

10:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home