segunda-feira, outubro 03, 2005

Mata-Ratos - "Festa Tribal" disponível nas lojas

A partir de 3 de outubro, há festa...


6 Comments:

Blogger Billy said...

MATA-RATOS "Festa Tribal"

“O disco que agora se apresenta vale o pretensiosismo aos seus autores de olharem para o umbigo e celebrarem a longevidade da sua música. A história que acompanha os 23 anos dos Mata-Ratos revela um exemplo maior do termo subcultura na música portuguesa. Apesar da existência acidentada e de períodos de falência criativa, os Mata-Ratos têm no seu legado um conjunto de ideias que reflectem o quotidiano urbano nacional através de palavras e canções. A resistência invisível da sua história foi construída sem cúmplices e ao largo de modas ou proteccionismos – podem até ignorá-los, mas…Eles Vivem!”

Henrique Amaro (Radialista, Antena 3)

12:25 da manhã  
Blogger Billy said...

Artist: Mata-Ratos

Format: 2CD

Cat. # : Rastilho010CD2005 /

Barcode: 5609330103525

Release Date: 26 Setembro ´05 (na Rastilho) / 03 Outubro´2005 (nas lojas)

Preço: 12,50eur (c/IVA, preço apenas válido na Rastilho)

Exclusive Distribution: Compact (Portugal) / Dock (Spain) / DiskUnion Ltd (Japan)

Reservas Online: nos sites da Rastilho ao melhor preço do mercado!

www.rastilho.com / www.rastilhorecords.com

12:25 da manhã  
Blogger Billy said...

Review "Festa Tribal"

A mais lendária banda do Punk nacional está de volta aos discos em 2005 com o seu primeiro album ao vivo.

Gravado dia 24 de Abril´05 em Leiria (na mini-tour com os The Parkinsons), "Festa Tribal" é uma compilação de autênticos hinos do Punk português, alguns dos quais arquivados como o que o melhor Rock português produziu nos anos 80/90.

Assim, munidos de excelentes condições técnicas e um público (estimado em 400 pessoas) ávido para juntar a sua voz a este live record, os Mata-Ratos desfilam clássicos que fazem a restrospectiva perfeita de mais de duas décadas de sangue, suor e lágrimas!

Por mais que alguns tentem denegrir e ignorar a história da banda, os Mata-Ratos sempre se mostraram indiferentes a todas as polémicas, entregando-se de corpo em alma em cada concerto, partilhando com o público aquelas músicas que acompanharam a infância de muitos.

O resultado são 20 músicas com excelente qualidade sonora e entrega total por parte da banda de Miguel Newton, em 60 minutos intensos!

Não satisfeitos com o album ao vivo, a Rastilho desafiou os Mata-Ratos para a edição de um CD extra com conteúdos multimedia.

O resultado superou tudo o que tinhamos idealizado inicialmente: para além de dois vídeos em Quicktime incluídos ("Gangue das Batinas" e "Deus, Pátria e Família"), este Cd inclui ainda uma biografia completa de MR escrita por Miguel Newton (desde o ano 1982 até 2005, com muitos episódios curiosos - alguns polémicos - de 23 anos de Mata-Ratos), discografia completa, todos os concertos de MR até aos dias de hoje, árvore geneológica (com referência a todos os elementos MR que passaram pela banda), links, contactos e outras surpresas que nos recusamos a revelar. Tudo incluído numa excelente apresentação multimedia.

Por último, destacamos ainda as preciosas colaborações de Jornalistas/Radialistas/Músicos incluídos no booklet desta edição - as suas palavras tornam esta edição ainda mais especial - e o excelente grafismo envolvendo esta edição, a cargo da ComaVisions.

12:26 da manhã  
Blogger Billy said...

Setlist
CD1

PARALISIA CEREBRAL
RAÇA HUMANA RAÇA SUPERIOR
ROUBA O QUE É TEU
ÉS UM HOMEM OU ÉS UM RATO?
MUSGUEIRA CHAINSAW MASSACRE
C.C.M.
MENINA DA RUA
NAPALM NA RUA SESAMO
A MINHA SOGRA É UM BOI
GANGUE DAS BATINAS
DEUS, PÁTRIA & FAMILIA
PEDRA NO SAPATO
LEIS DE MERDA
INOCENTE O DOENTE
TERRORISTA URBANO
AMOR ETERNO
O ARMANDO É UM COMANDO (SÓ VOZ)
EU? ESTOU-ME A CAGAR!
XU-PA-KI
NO MEU SONHO ERA O FIGO
CD2
01. INTRO#1

02. TUDO VAI ACABAR MAL (Ao vivo na Concha Praia das Maças 30-10-2004)

03. ESCRAVO DO SISTEMA (Ao vivo na Concha Praia das Maças 30-10-2004)

04. REI DA NOITE (Ao vivo na Concha Praia das Maças 30-10-2004)

05. BAR GALILEIA (Ao vivo na Concha Praia das Maças 30-10-2004)

06. SAI DA MINHA VIDA (Ao vivo no Cabaret Voltaire, Binche, Bélgica, 27-11-2002)

07. EU TENHO 1 POBRE (Ao vivo no Le Son, Pedrulha/Coimbra, 20-11-2002)

08. INTRO#2

+ Videos "Gangue das Batinas" e "Deus, Pátria e Familia"

12:27 da manhã  
Blogger Billy said...

Comentários (versão integral dos textos incluidos no booklet de "Festa Tribal")



“Cada geração é sempre confrontada com os problemas sociais da sua época.

Mas se para cada problema há uma solução, neste caso a solução é Mata-Ratos. É sempre difícil falar acerca deles quer seja por palavras ditas ou por gatafunhos esmerados como estes, pois são mais que uma banda ou um grupo de músicos unidos para salvar o Rock nacional;

Mata-Ratos é uma instituição, uma família e um lar onde a duração da adolescência é determinada por rituais de passagem à idade adulta - é uma casa para amigos e para aqueles que amam a causa do Rock.

Basta olhar para quem lá passou, lá ficou e lá ficará!

No meu caso ficou de todas as maneiras: na música, na amizade, nos piqueniques antes de cada concerto.

Para entender Mata-Ratos é preciso entender o moderno Portugal, o Portugal de consumo, do Figo , do Euromilhões, dos alcoólicos ao volante, dos telemóveis de última gama e a pequenez grandiosa, pimba, do nosso querido português. E é com muito amor, sabedoria e brilhantes metáforas que Miguel e o resto do bando dão a volta ao texto. Rock duro, puro, mutilado, malicioso e audaz, acentuado com sátira ao estilo do velho cancioneiro português.

Se vivêssemos num país com um reizinho não tenho duvidas que seriam a banda astuta do palácio, ganhando as aclamações dos regentes e sua comandita...nesta merda de país (que todos amamos, não esquecer) os Mata-Ratos continuam a ser a mosca “espicadora”, chata e revoltada, sempre à procura de novo pouso e novas vítimas… sorte dos que já foram picados (neste caso são muitos,sou apenas mais um!).

Para matar este texto só me resta dizer que Mata-Ratos é o super-produto de uma sociedade de consumo, que sobrevaloriza os sucessos e penaliza os fracassos, cultiva o prazer e não tolera a dor, a frustração e o sofrimento.

Mas em todas estas situações os Mata-Ratos estiveram sempre ao nosso lado,,, e se os ratos quiserem.....estarão....para sempre”.

Vitor Torpedo (Músico The Parkinsons)






No final da década de 80, a canção A minha sogra é um boi tornou-se praticamente naquilo que se pode chamar de um fenómeno de transmissão oral.

A sua letra, juntamente com outras, foi escrita pelos seus ouvintes (de considerável amplitude etária e muitas vezes desconhecendo a sua autoria) em todo o tipo de locais públicos e é cantada ainda hoje em diversos contextos.

Ao longo de mais de 20 anos, o grupo foi constituindo um repertório onde é explorada a contestação através da criação de personagens e situações do quotidiano e de narrativas surreais, recorrendo à ironia, ao cómico, ao burlesco e à sátira, conjugando as componentes música-texto através da alternância de tonalidades e padrões rítmicos, reforçando assim o conteúdo semântico das letras. Os concertos dos MR, geralmente assumindo um carácter festivo, ao mesmo tempo que se disfruta da agressividade da sua componente punk, existe sempre uma vertente de diversão, em momentos de ironia cáustica, bem presentes em toda a sua obra; o público presente distingue-se pela sua heterogeneidade (em termos etários, ideológicos, etc.), o qual participa activamente apossando-se dos diversos carácteres representados por cada uma das canções.

Hoje em dia, os MR são uma peça imprescindível para traçar uma história do punk em Portugal.

Sempre a bombar!!

Miguel Almeida (Instituto de Etnomusicologia)





“Poder, corrosão, diversão, são três adjectivos que caracterizam as suas actuações.

No entanto, injustamente ignorados pelos grandes organizadores de eventos, vão continuando com vitalidade e força contra tudo e todos para delírio dos seus fãs espalhados por todo o país, o que não é para todas as bandas ou não fossem os "ratos" a maior instituição punk-rock nacional”.

José Rocha (Músico Angriff/Produtor Espectáculos





“Em certa altura dos anos 80 na emissão do “Som da Frente” na Rádio Comercial, resolvi atribuir (entre os vários prémios do programa) o da “Combatividade” aos Xutos & Pontapés...mas o que é que isto tem a ver com os Mata Ratos??

Muito mais do que julgam. Nessa altura o programa premiava uma banda sem editora, com uma carreira aos trambolhões, que acabara de perder o guitarra solo e o guitarra ritmo mal sabia umas posições...

Quando faço contas à carreira dos Mata Ratos pasmo com a longevidade dum projecto que sempre jogou no ‘puro e duro’ sem titubear, sem ceder a pressões ou depressões.

Hoje (se houvesse prémio) ele pertenceria sem margem para dúvidas a uma das bandas que mais respeitinho mete a quem sabe o que são as ‘andanças’ da música independente, feita por gente que gosta de andar na vertical.

Na visita que fizeram à “Fala da Tribo” da Ana Cristina (na Hora do Lobo da BestRockFM) pasmei ainda mais ao saber que boa parte da formação da banda que acompanhava os ‘históricos’ tinha sido recrutada entre fans das farras ao vivo.

Que mais bela missão, a que mais glorioso destino

pode um grupo de verdadeiro rock aspirar?!

Com um grande abraço de parabéns

António Sérgio (Radialista, Best RockFM)






“Nunca passaram despercebidos - a vanguarda sonora, intervenção social, a capacidade para apontar o dedo sem falsos pudores.

Senhores de um humor invejável.

E é assim que os Mata-Ratos me têm acompanhado desde o milénio passado, sempre presentes em momentos ímpares, como por exemplo, a minha estreia em televisão (no extinto Pop-off) tendo como som de fundo o tema “A minha sogra é um boi” em 1991; ou o ”ao vivo” da Fala da Tribo, em 2004, onde na exígua cabine de rádio a banda se exibiu com todo o seu fulgor e o Miguel deu em directo a resposta à questão:

-“És um Homem ou és um Rato?

- Um Homem!”

Long Live Mata-Ratos!

Ana Cristina Ferão (Radialista, BestRockFM)





"Exemplo de coerência e continuidade, iguais a si próprios, divertidamente dando escape ao descontentamento num Street-Punk/Oi! determinado a nunca se deixar vergar por miseráveis vozes de controvérsia, os Mata-Ratos têm sabido merecer com frescura e garra o respeito e o despeito, reagindo perante ambos os impostores de igual forma."

Joaquim Pedro (editor Underworld - Entulho Informativo)

12:29 da manhã  
Blogger Billy said...

Cmunicado da Rastilho:


Saudações!

A Rastilho informa que tem disponível para envio a partir do dia 3 de Outubro "Festa Tribal", o novo album de Mata-Ratos.

Infelizmente, devido a um atraso na fábrica, não nos foi possível fazer esta semana o envio a todas as pessoas que nos fizeram as reservas.

Devido a este atraso, o CD vai sofrer também um atraso na chegada às Lojas (incluindo todas as Lojas Fnac), estando a sua apresentação marcada para o dia 17 Outubro´05.

Todas as promos para imprensa serão enviadas também segunda-feira, dia 3 de Outubro.

Relembramos que dia 1 de Outubro o HardClub em Gaia recebeu os Mata-Ratos, na festa oficial de lançamento de "Festa Tribal".

2:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home